Curti pra caramba essa da janela, anti.

E escrevi isso ontem à noite, mas minha conexão fodeu:
é por conta da lente mesmo. Como eu disse ali, as de 50mm geralmente tem uma abertura grande em comparação com as 18-55 e diafragmas mais fechados proporcionam maior "foco", enquanto diafragmas mais abertos fazem o oposto, tendo em vista que ele aumenta ou diminui a profundidade de campo. eu sou noobão tambem mas isso de desfocar o fundo da pra resolver só com um numero f menor mesmo, exemplo aí:

Essa foi tirada com f/1.8 e 1/100 sec
AF-S at 1.0m, with a depth of field of about 2.7cm (from about 13mm before the focus point to about 14mm after)
Até por isso eu disse que ela é uma lente boa pra retratos e tal
É ótima para retratos quando não focam a orelha do, no caso, "modelo".
E daonde saiu esse texto AF-S 1.0M blablabla. Porque a tua lente não é AF-S.
Anti, você usa a câmera no automático? Mude o tipo de foco pro que é algo assim:
+ [ + ] +
Aí você o control pad pra selecionar qual área de foco você quer. Eu sempre uso o central. Foco o que quero botando o assunto no [ ] do meio e depois reenquadro.
Você nota mais diferença entre os planos focais trabalhando com distâncias focais altas. Em 18mm as coisas costuma ficar mais em foco, mesmo com aberturas menores. O contrário pra distância focal maior, 55mm por exemplo. Mas a questão é que na lente do kit, em 55mm você só tem f5.6. Mas tira uma foto com um objeto em primeiro plano, com uma paisagem em segundo plano usando 55mm @ 5.6 e outra em f22 (tem que ser uma foto de dia). Depois da um zoom no segundo plano e compare as duas fotos.
Essas coisas na fotografia que vocês não entendem vocês têm que fazer testes pra entender. Coloca a câmera num tripé e vai testado, tirar um retrato, foto só da paisagem, obturadores e velocidades diferentes e por aí vai. A maior parte de técnica fotográfica eu lia e entendia praticando essas "test shots".